RFID Journal: RFID Journal LIVE! Brasil

Agenda da Conferência


Ir a:
29 de novembro de 2012    30 de novembro de 2012   

29 de novembro 2012

Back to Top
8:00 AMInscrições Abertas
9:00 AMUniversidade do RFID
Clique aqui para o Programa
2:30 PMBoas-Vindas e Introdução
2:45 PMAproveitando a RFID para reciclar plástico
Em 2009, a HP Brasil instalou centros de entrega pelo país, onde os consumidores podem devolver impressoras a jato de tinta para reciclagem. No ano seguinte, a empresa implantou o projeto SmartWaste, para aproveitar a infraestrutura RFID que tinha utilizado para rastrear as impressoras usando etiquetas passivas de frequência ultra-alta (UHF), com Código Eletrônico de Produtos (EPC). O objetivo era usar as informações da etiqueta para gerenciar a logística reversa dos produtos no fim da vida-útil. De julho de 2011, quando a empresa implantou a solução SmartWaste, até o fim de fevereiro de 2012, a empresa coletou 35 toneladas de plástico para reutilização. O EPC e número de série de cada etiqueta estão relacionados a uma base de dados contendo uma série de informações sobre cada impressora, incluindo seus materiais recicláveis. Saiba como a HP Brasil está usando uma solução RFID para rastrear lixo eletrônico, com uma visão clara do potencial das fontes de reciclagem.
Palestrante:
Marcelo Pandini, Go to Market Operations Manager , Hewlett-Packard Co. (HP)
Saiba como:
• Agora a HP Brasil está usando o programa de reciclagem baseado em RFID para estar em conformidade com a legislação do governo brasileiro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), promulgada em agosto de 2010, e que torna os fabricantes de eletrônicos responsáveis pela coleta de produtos e embalagens que possam ser reutilizados.
• Os benefícios do uso de RFID por todo o ciclo de vida do produto, não só para o controle inicial.
3:30 PMComo soluções de RFID geram benefícios para novos negócios
O hardware RFID tornou-se mais confiável ao longo dos últimos anos, permitindo às empresas tirar proveito dos dados RFID de maneiras novas e poderosas. As soluções de software estão permitindo às empresas a reengenharia de processos e a entrega de valor adicional. Nesta sessão, o painel de especialistas explicará como as empresas estão utilizando estes novos recursos.
Moderator:
Mark Roberti, Fundador y Editor del, RFID Journal
Painelistas:
Reinaldo Andrade, Gerente de Canais Brasil, Intermec
Luis Pedro Gonçalves, Gerente Regional de Vendas, Zebra Technologies
Mauricio Strasburg, CEO, Synergy Tecnologia
4:15 PMPara melhorar a saúde no Brasil com RFID
A Atrio Rio desenvolveu um sistema, instalado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Mesquita – Rio de Janeiro, que permite o controle patrimonial, o rastreamento de ativos de limpeza e o controle de medicamentos. A fim de reduzir a infecção hospitalar, jalecos e lençóis receberam chips e, futuramente, artigos de limpeza também serão monitorados, assim como remédios e seringas. O objetivo é estabelecer um controle logístico da utilização dos recursos alocados na unidade de saúde. A solução contou com a utilização de equipamentos de identificação RFID da ACURA Global. Foram instalados portais de identificação de passagens em pontos estratégicos para controle do fluxo dos recursos na unidade de saúde. O projeto contém equipamentos móveis – PDAs para inventários. Os chips utilizados atendem a norma Gen2 e a solução está integrada de maneira mais eficiente, com objetivo de prestar um melhor serviço público para a população em geral.
Palestrante:
João Ricardo Tinoco de Campos, Enfermagem Diretor-IDR, Instituto Data Rio para Administração Pública
5:00 PMRFID Melhora Gestão de Fornecimento para o Exército
Um centro militar de logística foi equipada com tacnologia EPC Gen 2 como parte de um programa para aumentar a eficiência, a precisão e a visibilidade da distribuição de suprimentos para os soldados. As mercadorias chegam à instalação de distribuição diretamente de fornecedores e depois são enviadas para as unidades e soldados em todo
o país. Antes da instalação do sistema, os militares utilizavam papel e caneta para rastrear manualmente a localização e o status de cada carregamento e faziam chamadas de telefone para fornecer atualizações de status à quem enviou ou recebeu os itens. Os fornecedores estão marcando os produtos com etiquetas EPC Gen 2 de frequeência ultra-alta (UHF) e quando os itens marcados são descarregados dos caminhões no centro de logística, as etiquetas são lidas durante sua passagem através de um portal RFID, indicando assim que as mercadorias foram
recebidas. Cada item tem uma etiqueta passiva EPC Gen 2 anexada a ela, codificada com um número de ID único. O número de ID da etiqueta de cada item é casado com o ID da sua embalagem específica. Saiba como o uso da tecnologia RFID aumentou a velocidade e a precisão com que as
mercadorias podem ser identificadas.
Palestrante:
Cel Luiz Antonio de Almeida Ribeiro, Coronel, Brasil Exército
Saiba como:
• Como o sistema melhorou o processo de recebimento, através da manutenção de um registro eletrônico que pode ser fornecido com um leitor de RFID e tags em itens. 
• As vantagens de se utilizar a RFID para monitorar equipamentos dos soldados conforme são despachados dos armazéns militares para os soldados
5:45 PMRecepção na área de exposição

30 de novembro 2012

Back to Top
8:30 AMCafé
9:00 AMBoas-vindas e introdução
Palestrante:
Mark Roberti, Fundador y Editor del, RFID Journal
9:15 AMComo está a adoção de RFID no Brasil
A crescente expansão do uso da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) no Brasil passa pelo reconhecimento de seus benefícios relacionados ao controle e rastreamento de produtos, redução de custos operacionais e aumento na eficiência dos serviços.
Diversos setores estão testando e implantando soluções e levantamentos de mercado mostram uma tendência ainda maior de investimentos nesta área.
Palestrante:
Edson Perin, Editor, RFID Journal Brasil
10:00 AMGS1 Brasil Atualizar
Palestrante:
Wilson José da Cruz Silva, Alianças & Inovação Estratégica, GS1 Brasil
10:30 AMAumentar as vendas e a eficiência com RFID
O Grupo Valdac, varejista de moda paulista que opera mais de 100 lojas em todo o Brasil, incluindo as grifes Crawford e Siberian, está usando RFID para agilizar suas operações, reduzir custos e o tempo do processo de inventário, rastrear e monitorar produtos e fornecer informações para ampliar as vendas. No ano passado, a empresa lançou uma nova marca de loja, a Memove, que conta com RFID em seus pontos-de-vendas (POS), permitindo que os clientes possam concluir rapidamente suas compras, sem interagir com funcionários da loja. Saiba como o sistema funciona, como economiza tempo tanto no centro de distribuição como dentro de cada loja e permite à organização planejar estoques com rapidez e acompanhar o ritmo de vendas.
Palestrante:
Emerson Mattos Santangelo, CIO, Grupo Valdac
Saiba como:
• O uso de RFID para melhorar a satisfação do cliente
• Como o sistema pode ser utilizado em redes de vestuário e moda
11:15 AMIntervalo para contatos na área de exposição
11:45 AMRFID e “lean manufacturing”
A chave para empregar a identificação por radiofrequência como uma ferramenta enxuta é a educação e a cooperação de técnicos de TI e membros de apoio à produção nas operações. O chamado “lean manufacturing” envolve identificar e eliminar as atividades que não adicionam valor, tais como desperdícios, e centra-se nos fluxos de valor de ponta a ponta. Nesta sessão, aprenda como desperdícios em sistemas de produção podem ser reduzidos, utilizando a RFID para avançar uma organização enxuta. Além disso, o palestrante vai conhecer os benefícios derivados de um recente programa da HP do Brasil, realizado dentro das instalações da Flextronics.
Palestrante:
Samuel Bloch da Silva, Pesquisador Sênior, Instituto Tecnológico de Aeronáutica–ITA
Saiba como:
• Oportunidades de visibilidade e redução de custos através do uso da RFID
• Como a tecnologia pode melhorar as operações em um ambiente de manufatura
12:30 PMObtenção de resultados com a Motorola RFID
Soluções inovadoras com a tecnologia RFID da Motorola podem apresentar benefícios quantificados, com mais eficiência, freqüência e precisão, como prevenção de perdas, gerenciamento de estoque. A Motorola tem tecnologia de RFID de ponta, que segue o padrão EPC. Com mais de 300 patentes de tecnologia, incluindo RFID, que permitem obter muitos primeiros lugares do setor — leitores RFID portáteis, leitor RFID móvel, leitores RFID fixo, e antenas de RFID.
Palestrante:
Paulo Takahashi, Technical Architect, Motorola Solutions
1:00 PMAlmoço na Área de Exposição
2:30 PMComo conseguir valor real de negócio da RFID
Tecnologias inovadoras permitem que pioneiros ganhem vantagens competitivas e criem valor para os acionistas. As empresas líderes em muitos setores já estão ganhando esta vantagem por meio da RFID e este painel com especialistas se concentrará em como diversas empresas podem fazer o mesmo.
Moderator:
Mark Roberti, Fundador y Editor del, RFID Journal
Painelistas:
Marco Carbonari, Diretor Divisão de RFID, CCRR
Ricardo Carneiro, Diretor, E mais E Tecnologia Ltda
Guillermo Ibarraran, Latin America Sales Manager, HID Global
Alexandre Rosati, Diretor de Desenvolvimento e Operações, Vexon IT Services
3:15 PMPetrobras apresenta o Posto de Gasolina do futuro com RFID
A Petrobras, a terceira maior empresa de energia do mundo, recentemente estreou no Brasil o "Posto de Gasolina do Futuro", oferecendo uma experiência mais personalizada na bomba. Quando um cliente se dirige ao posto, o carro é reconhecido por sua placa ou uma etiqueta de RFID. Uma tela digital na bomba, em seguida, reproduz publicidade personalizada baseada nas preferências do consumidor e perfis inscritos no programa de recompensas ao cliente. Saiba como um quiosque interativo polivalente exibe os últimos itens na loja de conveniência, oferece serviços de manutenção e permite que os clientes imprimam instruções para os destinos desejados.
Palestrante:
Carlos Lima Dias, é Líder do grupo de Arquitetura de Aplicações na Gerência de, Petrobras
4:00 PMIntervalo para descanso na área de exposição
4:30 PMGestao de Ativos Retornaveis na Cadeia de Fornecedores RFID para Embalagens e Racks Retornaveis (RTI’s)
Entenda como foram realizados os estudos para análise de desempenho de leitura de tags RFID aplicadas às embalagens retornáveis utilizadas para o transporte de peças via caminhão entre os fornecedores e a fábrica da MAN, um dos maiores fabricantes de caminhões do mundo, para alimentação de sua linha de produção.
Palestrante:
Washington Luis Maia de Souzedo, Analista de Processos de TI Senior, Volkswagen Brasil
5:15 PMAumento de eficiência com a implantação de RFID na Força Aérea Brasileira
Primeiro projeto nacional a combinar as tecnologias de automatização de estoque com a identificação de produtos por radiofreqüência. Um dispositivo robótico sobre trilhos (transelevador) capaz de armazenar e separar até 5.000 caixas onde estão contidos os fardamentos destinados aos oficiais e graduados da Força Aérea Brasileira foi implementado em conjunto com a identificação de produtos com radiofrequência. Essa combinação pioneira permite que os produtos existentes nas unidades de armazenamentos (caixas) sejam conferidos numa cabine de leitura automatizada de RFID antes de serem estocados pelo transelevador. Dessa maneira, cada caixa movimentada para a posição de separação só é devolvida ao estoque se a conferência realizada na cabide RFID for positiva. Com isso, em cada movimentação da caixa é checada a ocorrência de erro na retirada de produtos e também é realizado um inventário automatizado. Esse procedimento, além de outros benefícios, aumentou drasticamente a eficiência da separação de material: Atualmente, a quantidade de erros de separação é praticamente nula e o tempo de separação reduziu para um terço do tempo no procedimento anterior.
Palestrante:
Capitão Robson Teles Peixoto , Comando da Aeronáutica, Subdiretoria de Abastecimento, Brasil Air Force
6:00 PMFim da conferência


Veja a Agenda Completa »


Todas as sessões da conferência são passíveis de mudança e o RFID Journal se reserva o direito de alterar datas, programas e palestrantes a quelaquer momento, conforme ditem as circunstâncias. As sessões sem palestrantes designados indicam um tema-alvo; todo esforço será feito para assegurar que um programa de padrão e valor equivalente esteja disponível.

RFID Journal LIVE! Brasil é produzido pelo RFID Journal, a Autoridade em RFID no Mundo.

Register Now

Entre seu e-mail aqui receber atualizações de eventos:


Patrocinador Principal




Patrocinador Platina




Patrocinador Ouro




Patrocinadores Prata
















Patrocinador de Tecnologia




Expositores












































Patrocinadores da Associação






Parceiro de Entrada no Mercado




Sócios de Pequisa




Sócios de Mídia




 

Rede do RFID Journal:
RFID Journal / Events Home Page / Europe 2014 / Energy, Mining & Construction / LIVE! Brasil 2014 / Health Care 2014
© RFID Journal, LLC.