Sessao Geral

RFID Journal LIVE! Brasil contará com estudos de caso do usuário final que cobrem uma variedade de aplicações - a gestão de inventário, controle de ativos, gerenciamento de cadeia de suprimentos e outros - através de uma variedade de indústrias. A principal conferência será seguida de RFID Basics Oficina, o que explica os aspectos técnicos da tecnologia.

7 October 8:30

Café de boas vindas

7 October 8:45

Abertura

Palestrante: Mark Roberti, fundador e editor do , RFID Journal
7 October 9:15

Blended Reality – Imersão no nível do item

A HP está conduzindo o desenvolvimento de novas capacidades computacionais para criar ambientes de realidade misturada (blended reality), com o objetivo de fazer a fusão dos mundos físico e digital para criar novas e melhores experiências para as pessoas no ambiente domiciliar, no trabalho e em movimento. O novo HP Sprout é um bom exemplo de arquitetura de PC que integra múltiplas tecnologias a fim de proporcionar uma experiência imersiva única para as pessoas. RFID e NFC são tecnologias chave para rastrear itens e prover mais contexto sobre objetos físicos para o mundo digital. A HP está procurando formas de dar mais um passo à frente para trazer a realidade misturada (blended reality) para o nível de itens com RFID e NFC.
Palestrante: Cirano Silveira, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Hewlett-Packard
7 October 10:00

RFID: a obtenção do máximo valor a partir de uma tecnologia disruptiva

A Amazon.com foi fundada em 1994, nos primórdios da Internet. Desde então, a empresa teve um grande impacto na paisagem de varejo global, pavimentando o caminho para outros varejistas on-line e rompendo os modelos de negócios de varejo convencional com postos de venda fixos. A identificação por rádio freqüência proporciona às empresas com postos de venda fixos a chance de usar a tecnologia para concorrer com os varejistas on-line, fornecendo-lhes a visibilidade de estoque necessária para se tornarem verdadeiros varejistas omni-channel e usarem as lojas como entrepostos para entregas no mesmo dia. Mas isso só será possível se as empresas estiverem utilizando a RFID para o que realmente deve ser usada — uma tecnologia disruptiva. Aprenda como a RFID deve ser adequadamente vista e implantada.
Palestrante: Dr. Bill Hardgrave, Dean, Harbert College of Business, Auburn University
7 October 10:45

pausa para o café

7 October 11:00

Brascol Usa RFID para melhorar o controle de inventário

Brascol, um dos principais atacadistas e distribuidores de bebê e roupas infantis no Brasil, implantou uma solução de identificação por radiofreqüência (RFID) para otimizar o controle de seus estoques, aumentar a economia operacional e proporcionar uma experiência melhor serviço aos seus clientes. Saiba como a empresa tem usado a tecnologia para reduzir com sucesso por um terço da média da hora de saída para os clientes.
Palestrante: Antonio Almeida, Superintendente, Brascol
7 October 11:45

Como as soluções com RFID levam a novos benefícios nos negócios

O hardware de RFID tornou-se mais confiável durante os últimos anos, permitindo que as empresas tirem proveito dos dados de RFID de novas e eficazes maneiras. As soluções de software estão permitindo que as empresas reestruturem processos e agreguem mais valor. Nesta sessão, nossa equipe de especialistas irá explicar como as empresas estão aproveitando esses novos recursos.

Video

Moderador: Mark Roberti, fundador e editor do , RFID Journal
Painelistas:
7 October 12:30

Pausa para o almoço no Salão de Exposições

7 October 14:30

RFID na Logística Offshore da Petrobras: Iniciativas em andamento e resultados parciais

A corporativa de energia multinacional brasileira Petrobrás possui refinarias de petróleo e petroleiros, e é uma grande distribuidora de produtos a base de petróleo. A empresa é lider em desenvolvimento de tecnologia avançada de produtos com base de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, com suas atividades de pesquisa e desenvolvimento centralizadas no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), situado no Rio de Janeiro. Aprenda agora como a empresa está experimentando o uso da tecnologia RFID e qual é o plano para o futuro.
Palestrante: Diorgenes Penteado, gerente de projetos, Petrobras
7 October 15:30

A Interoperabilidade da Tecnologia RFID com a Indústria 4.0: A integração do RFID com a Impressão 3D

Apesar da Impressão 3D apresentar vantagens sobre os sistemas tradicionais de fabricação, para efeito de identificação, os componentes fabricados nos diferentes processos se comportam identicamente. O diferencial está na possibilidade de se implantar uma etiqueta RFID durante o processo de fabricação aditiva do componente, e a partir desta identificação eliminar uma complexa cadeia logística física e documental. Consequentemente a etiqueta RFID além de identificar sincroniza informações para execução deste componente em qualquer lugar do mundo. Para identificação indelével dos componentes impressos, os processos de fabricação aditivos em polímeros são mais suscetíveis para adoção imediata da tecnologia RFID; principalmente pelo tipo de material utilizado na deposição e sua atenuação no sinal de RF. Impressoras 3D para ABS e PLA apresentam características operacionais simplificadas, bem como não necessitam de envelope de impressão com atmosfera controlada. Consequentemente é possível imprimir pequenos lotes de componentes complexos com identificação permanente embarcada. No conceito da Indústria 4.0 está possibilidade amplia em muito a capacidade das empresas customizarem em massa, atendendo assim a diferentes mercados com flexibilidade.
Palestrante: Samuel Bloch da Silva, Ph.D. Student & Researcher, Technological Institute of Aeronautics (ITA)
7 October 16:15

Intervalo

7 October 16:30

RFID na Gestão do estoque de insumos

Apresentação dos benefícios colhidos através do uso da RFID no controle sobre a disponibilidade e a localização dos insumos usados pelas equipes executantes de manutenções preditivas, sistemáticas e corretivas das minas localizadas nos complexos de “ferrosos sudeste”, em Mina Gerais
Palestrante: Carlos Teixeira, Analista Sênior, Vale
7 October 17:15

O Estado de Adoção da RFID Globalmente

Como o fundador e editor do RFID Journal, Mark Roberti teve uma visão única do desenvolvimento da indústria de RFID em seu país e em todo o mundo. Nesta apresentação, Roberti atualizará os participantes em relação à evolução da mundial esperada para acelerar a adoção ao longo dos próximos 18 meses, bem como o impacto que terá esta tendência provavelmente para as empresas no Brasil. Ele também irá compartilhar conhecimentos sobre quais indústrias estão adotando a RFID mais rapidamente e quais aplicativos estão oferecendo um retorno sobre o investimento a curto prazo.
Palestrante: Mark Roberti, fundador e editor do , RFID Journal
7 October 17:55

Conclusão da Conferência para o dia

7 October 18:00

Recepção no Salão de Exposições

8 October 8:30

Café

8 October 8:45

Abertura

Palestrante: Mark Roberti, fundador e editor do , RFID Journal
8 October 9:00

O uso de RFID para Reduzir o Despejo Ilegal de Resíduos Perigosos

Para evitar o despejo ilegal de resíduos perigosos, uma vez que o processo de gerenciamento dos resíduos é bastante vulnerável, a Ambiente Brasil implantou uma solução baseada em RFID para gestão de resíduos e rastreamento. O sistema é capaz de certificar que os resíduos perigosos serão entregues ao destino correto sem desvio. Saiba como a empresa está utilizando a RFID para reduzir a incidência de despejos ilegais de resíduos perigosos e como garante a correta destinação para entrega do material.
Palestrante: Anderson Namen, Professor/Pesquisador, Programa de Ciência Ambiental/Modelagem Computacional, Universidade Veiga de Almeida/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ambiente Brasil
8 October 9:45

Implantando uma solução de automação de infraestrutura de data centers com RFID

Esta apresentação irá mostrar os benefícios do uso de RFID na BM&FBOVESPA.
Palestrante: Maurício Rogano, Superintendência de Infraestrutura de Data Center, BM&FBOVESPA
8 October 10:30

Intervalo no Salão de Exposições

8 October 11:00

Sinctronics emprega alta tecnologia na sustentabilidade

A identificação por radiofrequência (RFID) está inserida no conjunto de tecnologias de ponta e inovações adotado pelo Sinctronics, o Centro de Inovação em TI Verde [TI ou Tecnologia da Informação], criado em Sorocaba (SP). O primeiro ecossistema integrado de soluções sustentáveis voltado para o mercado de produtos eletroeletrônicos do Brasil já processa 100 toneladas de máquinas descartadas por mês, gerando matéria-prima para a fabricação de novos equipamentos e, ainda, reduzindo a extração de novos recursos naturais, economizando energia e diminuindo as emissões de carbono. Quando os computadores descartados e impressoras chegam às suas instalações, o Sinctronics usa leitores de RFID para identificar seus componentes para, mais rapidamente, serem reciclados. Saiba como o Sinctronics está usando RFID para facilitar novos processos de negócios.
Palestrante: Brent Vickers, Strategic Programs Manager, Sinctronics
8 October 11:45

SABESP utiliza a RFID para gerenciar os medidores de água

A SABESP, empresa brasileira de gestão de resíduos e de água (e a maior empresa de gestão de resíduos do mundo) fornece serviços de água e de esgoto para usuários residenciais, comerciais e industriais na cidade São Paulo e em 364 dos 645 municípios do estado. A empresa aplicou marcadores de RFID em medidores de água e leitores de medidores de água e está usando leitores de RFID portáteis para agilizar o processo de verificação e eliminar o erro humano. Aprenda como a SABESP obteve êxito usando a RFID para melhor gerenciar e autenticar medidores de água, reduzindo assim o consumo não autorizado.
Palestrante: Benemar Movikawa Tarifa, Gerente de Departamento - MPO, Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento da Metropolitana – MP, SABESP
8 October 12:30

Pausa para o almoço no Salão de Exposições

Oct. 8 14:15 PM

O evento prossegue com o workshop RFID Basics eo II Workshop Internacional sobre RFID e IoT