Sessao Geral

O RFID Journal LIVE! Brasil apresentará estudos de caso de usuários finais sobre uma variedade de aplicações - gestão de inventário, rastreamento de bens, gestão de cadeia de suprimentos entre outras - em uma ampla gama de setores. A conferência principal será seguida do seminário RFID Basics, que abordará aspectos técnicos da tecnologia. Veja o roteiro do seminário RFID Basics.

24 September 8:30

Welcome Coffee

24 September 8:45

Observações Iniciais

Palestrante: Mark Roberti, Fundador e Editor do RFID Journal, RFID Journal
24 September 9:15

A jornada RFID da Hewlett Packard no Brasil

Durante os últimos 10 anos, a Hewlett Packard Brasil tem tido um papel de liderança na implementação de RFID nas operações de produção da HP, disseminando conhecimento de RFID através de programas de educação no Centro de Excelência da RFID; e inovando com a implementação de diversos projetos de pesquisa de RFID. Durante esta sessão, a HP irá apresentar a jornada da empresa através da rápida adoção da tecnologia na produção, estratégias na cadeia de fornecimento e benefícios, atuais pesquisas e projetos de desenvolvimento, perspectivas e desafios.
Palestrante: Marcelo Pandini, Go to Market Operations Manager, Hewlett-Packard
24 September 10:00

Monitoramento de Registros Profissionais de Saúde e segurança com o RFID

Durante esta sessão, aprenda como um piloto implantado recentemente está usando a identificação por radiofreqüência para controlar e monitorar o Certificado de Saúde Ocupacional e Instrução de Requisitos de Atividades Críticas, a fim de melhorar a segurança e cumprir as normas.
Palestrante: Carlos Teixeira, Analista Sênior, Vale
24 September 10:45

Coffee Break

24 September 11:00

A RFID na Bacia de Petróleo da Petrobrás e Logísticas de Gás: Passado, Presente e Futuro

A corporativa de energia multinacional brasileira Petrobrás possui refinarias de petróleo e petroleiros, e é uma grande distribuidora de produtos a base de petróleo. A empresa é lider em desenvolvimento de tecnologia avançada de produtos com base de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, com suas atividades de pesquisa e desenvolvimento centralizadas no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), situado no Rio de Janeiro. Aprenda agora como a empresa está experimentando o uso da tecnologia RFID e qual é o plano para o futuro.
Palestrante: Roberto Cruz, Coordenador, Programa de Tecnologia de Logísticas, Petrobras
24 September 11:45

A TAP expande a estratégia de RFID para incluir equipamento de serviço em terra, ferramentas e entrada em serviço do Airbus A350

A TAP Portugal é a empresa aérea líder do país e sua Divisão de Manutenção e Engenharia (TAP M & E) da Tap incorporou a tecnologia RFID em suas operações diárias de manutenção de motores através da Aplicação de Reparo de Motores Móvel Ativada (MEERA, sigla em Inglês). O objetivo era monitorar e rastrear peças de motores do workshop para proporcionar maior eficiência, um forte retorno sobre o investimento e um ponto de partida para a implementação de outros processos de RFID na organização. Saiba como a TAP está usando RFID em equipamentos de apoio em terra (GSE, sigla em Inglês) e ferramentas de manutenção de aeronaves, a fim de acompanhar equipamentos extraviados, aperfeiçoar o transporte entre edifícios e minimizar os problemas de segurança em aeroportos. Além disso, saiba como a tecnologia está sendo utilizada para apoiar a entrada em serviço (EIS, sigla em Inglês) do Airbus A350, o primeiro avião a ter RFID ativada a partir da estaca zero, com cerca de 3.000 partes de componentes etiquetados com RFID em cada avião.
Palestrante: Fernando Ferreira Matos, Chefe de Tecnologias de Informação, TAP Maintenance and Engineering
24 September 12:30

Intervalo para Almoço no Salão de Exposições

24 September 15:00

Rastreando e Identificando Ativos Retornáveis utilizando a tecnologia RFID

O Veiling Holambra é o maior distribuidor de flores e plantas da America Latina. Nesta sessão, o maior centro comercial de flores e plantas da América, apresentará a utilização da tecnologia RFID para identificação e rastreamento de seus ativos retornáveis, envolvendo a cadeia integrada desde o Produtor, Entrega da Produção, Leilão de Flores e Plantas Ornamentais, Distribuição, entrega ao Cliente e controle de retorno dos Ativos, logo após o Cliente ter feito suas entregas por todo o país garantindo a segurança, confiabilidade e agilidade em suas operações. A Cooperativa movimenta dentro do seu complexo 1 milhão de ativos semanalmente, agora controlados com a ajuda do projeto inovador envolvendo a leitura de ativos nas diversas fases de seus processos, utilizando portais e coletores RFID. Entenda como a tecnologia de RFID pode ir além da simples leitura, cumprindo as obrigações logísticas, alcançando o patamar de inovação tecnológico que possibilita a identificação de inconformidades de acondicionamento de produtos em seus ativos.
Palestrante: Jorge Possato Teixeira, Gerente Operacional, Veiling Holambra
24 September 15:45

Alcançar Real Value negócio de RFID-Por que você deve agir agora

Estas tecnologias que viram o jogo possibilitam aos primeiros que a adotarem a ganhar vantagem competitiva e gerar poder a seus acionistas. Empresas líderes de muitas indústrias já estão ganhando essa vantagem advinda do RFID, e nosso grupo de especialistas se concentrará em como outras empresas podem fazer o mesmo.
Moderador: Edson Perin, Editor, RFID Journal Brazil
Painelistas:
24 September 16:30

Intervalo

24 September 16:45

A Siemens usa RFID para aplicação industrial

A Siemens Ltda, a divisão Brasileira da Siemens, é focada nos setores da indústria, energia e saúde. Aprenda como a empresa está usando uma aplicação ativa de RFID para os seus processos industriais, e descubra como a tecnologia está ajudando a melhorar a produção e lucratividade.
Palestrante: Alexandre Euclides Ferreira, Consultor técnico em sistemas de comunicação e identificação industrial, Siemens
24 September 17:15

Utilização de Tecnologia RFID no controle de explosivos e produtos correlatos

Esta palestra sintetiza os desenvolvimento e ensaios realizados nos diversos tipos de produtos explosivos, com a utilização de RFID no auxílio ao processo de rastreabilidade e controle de explosivos e produtos correlatos no Brasil.
Palestrante: Rafael Hidalgo Olivieri, Cap QEM Armt, Exército Brasileiro
24 September 18:00

Recepção no Piso de Exposição

Agenda do Dia 25

25 September 8:30

Café servido de principal corredor e Foyer Salao Europa

25 September 8:45

Observações Iniciais

Palestrante: Mark Roberti, Fundador e Editor do RFID Journal, RFID Journal
25 September 9:00

A NASA rastreia níveis de som e vibração através de uma RFID ativa.

A Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA, sigla em Inglês) está empregando a RFID para capturar os dados sobre as vibrações, bem como avaliar as emissões acústicas durante transportes espaciais e lançamentos de foguetes no Centro Espacial John F. Kennedy da Flórida (KSC) e da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, localizada na Base da Força Aérea Patrick. Marcas de sensores RFID ativos estão sendo usados para transmitir dados a um leitor e um PC, onde a informação pode ser revisada, a fim de determinar o som e os níveis de vibração gerada por um lançamento de foguete. A solução consiste em etiquetas de RFID ativas de 2,4 GHz com sensores embutidos que captam as vibrações resultantes de diferentes áreas em torno de uma plataforma de lançamento durante a decolagem. Saiba como a NASA usa os dados para obter uma maior compreensão das ondas sonoras emitidas a partir de lançamentos, e para prever melhor qualquer dano potencial que as ondas podem causar aos equipamentos e nas estruturas dentro na região. Obter um entendimento de como a tecnologia pode ser utilizada no futuro para melhorar a segurança da missão.
Palestrante: Ravi Margasahayam, coordenador aeroespacial, de segurança, na Estação Espacial Internacional (ISS), NASA
25 September 9:45

Projeto controle de movimentações de equipamentos na Globo

O projeto visa aumento de produtividade no processo de controle das movimentações de equipamentos de televisão através da tecnologia de RFID.
Palestrante: José Marcio Paias, Coordenador de Suprimentos, TV Globo Ltda
25 September 10:15

Intervalo no Salão de Exposições

25 September 10:45

Como as soluções RFID Impulsionam Novos Benefícios para os Negócios

O hardware RFID tornou-se mais confiável ao longo dos últimos anos, permitindo às empresas aproveitar dados de RFID em maneiras novas e poderosas. Soluções de software estão permitindo às empresas reestruturar processos e entregar mais valor. Nesta sessão, o nosso painel de especialistas irá explicar como as empresas estão utilizando esses novos recursos.
Moderador: Mark Roberti, Fundador e Editor do RFID Journal, RFID Journal
Painelistas:
25 September 11:30

Uso de RFID para rastrear e localizar produtos de elevado valor

No processo de mapeamento dos requisitos de empresas para rastrear o seu equipamento de centro de dados e escolha de recursos para atender a estes requisitos, serviços globais de TI e consulta de empresa de T-System aprenderam valiosas lições que podem beneficiar outras empresas que querem rastrear produtos de TI e dispositivos fixos. Aprenda como a RFID está sendo utilizada dentro da empresa para gerenciar produtos de TI para máxima valorização dos negócios, e ganhar conhecimento de como a tecnologia pode estender a visibilidade e controle de produtos de missão crítica e instalações.
Palestrante: Carlos Eduardo Serrano Ribeiro, Diretor da Unidade de Negócios da IoT and M2M, T-Systems
25 September 12:00

Brascol Usa RFID para melhorar o controle de inventário

Brascol, um dos principais atacadistas e distribuidores de bebê e roupas infantis no Brasil, implantou uma solução de identificação por radiofreqüência (RFID) para otimizar o controle de seus estoques, aumentar a economia operacional e proporcionar uma experiência melhor serviço aos seus clientes. Saiba como a empresa tem usado a tecnologia para reduzir com sucesso por um terço da média da hora de saída para os clientes.
Palestrante: Antonio Almeida, Superintendente, Brascol
25 September 12:45

Intervalo para Almoço no Salão de Exibição

Sep. 25 2:15 PM

O evento prossegue com o workshop RFID Basics